O ministro Márcio França (esq.) e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (dir.), durante convenção estadual do PSB na Assembleia Legislativa de São Paulo Copyright Reprodução/Instagram @psbestadualsp - 26.abr.2025 |
Alckmin nega que será candidato ao governo de São Paulo em 2026

Alckmin nega que será candidato ao governo de São Paulo em 2026

Manutenção da dobradinha com Lula já vem sendo aventada e líderes do PSB afirmam que partido estará na linha de frente do projeto eleitoral do petista

Lara Brito de Brasília 22.out.2025 (quarta-feira) - 0h19

O presidente interino Geraldo Alckmin (PSB) declarou nesta 3ª feira (21.out.2025) que não cogita se candidatar ao governo de São Paulo em 2026. A perspectiva é de repetir a chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial.

Embora Lula tenha afirmado que "possivelmente será candidato" à reeleição, não há definição sobre 2026. O PSB, partido de Alckmin, já declarou apoio à campanha de reeleição do presidente. Questionado sobre a vaga na chapa, Alckmin se limitou a dizer em entrevista à TV Record que "o governo de São Paulo não está em cogitação" -mesmo se Lula pedisse.

Segundo o presidente interino, a decisão reflete satisfação com o cargo atual e a trajetória política: Alckmin já foi 4 vezes governador do Estado. "Estou muito feliz trabalhando com o presidente Lula. E o ministério da Indústria, Comércio e Serviços é fundamental porque não temos como passar de uma renda média para uma renda alta sem indústria. [.] Sempre quis atuar na questão nacional", declarou.

O objetivo é repetir a chapa de 2022 conforme apurou o Poder360. A expectativa é reconstruir a ampla coalizão que elegeu Lula em 2022. No 1º turno da última eleição, a aliança incluiu PT, PV, PCdoB, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir. No 2º turno, se somaram PDT, Cidadania e MDB.

O PSB, presidido por João Campos, prefeito de Recife, confirmou recentemente que estará "na linha de frente da reeleição do presidente Lula". A declaração foi feita durante a abertura do 16º Congresso do PC do B, em Brasília, e reforça que o partido não lançará palanque próprio na disputa presidencial.

Já a corrida pelo governo de São Paulo em 2026 está se desenhando com o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) na liderança e com folga. Na esquerda, nomes como os dos ministro da Micro e Pequena Empresa, Márcio França (PSB) e Alexandre Padilha (PT), e da deputada Erika Hilton (Psol) são cogitados como possíveis candidatos no campo da esquerda. Apesar de ser o nome favorito no PT, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também tem afastado especulações sobre seu nome.

Poder 360
https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/alckmin-descarta-ser-candidato-ao-governo-de-sao-paulo-em-2026/