Partido dirigido por Gilberto Kassab passa a ter três pré-candidatos à Presidência: 'O que sair daqui candidato terá apoio dos demais'
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou na noite desta terça-feira sua filiação ao PSD. Caiado, que já vinha ensaiando deixar o União Brasil devido a resistências do partido a confirmar sua candidatura à Presidência, agora se junta a um partido que já tem outros dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto: os governadores do Paraná, Ratinho Jr, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Em vídeo divulgado ao lado de Ratinho e de Leite, no qual anunciou sua filiação, Caiado afirmou que fez um "gesto de total desprendimento", e indicou que o PSD ainda decidirá, entre os três, quem será o candidato à Presidência neste ano.
O governador goiano disse ainda que buscava "uma oportunidade para contribuir com a discussão nacional", e que as portas para isso haviam se fechado no União Brasil.
-- Aqui não tem interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará esta bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera. É dessa maneira que sou recebido aqui. E tenho a graça de ter a minha filiação partidária ao PSD. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais - afirmou Caiado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/2/6/WlY8xMTVGa2pxmzBG7jA/caiado-ratinho-leite-2.jpeg)
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (ao centro), anunciou sua filiação ao PSD ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Jr, outros dois presidenciáveis do partido - Foto: Reprodução/Redes sociais
Ao declarar que o goiano é bem-vindo no PSD, Leite afirmou que "antes da aspiração individual, como agentes políticos, vem nossa aspiração como brasileiros". O governador gaúcho também disse a Caiado que "será um prazer trilhar" ao lado dele e do colega do Paraná.
Ratinho Jr, por sua vez, disse que a filiação de Caiado ao PSD representa um "projeto de união pelo Brasil".
Mais cedo, em entrevista à rádio Novabrasil, em Goiânia, Caiado disse que já havia comunicado à direção do União Brasil que buscava outro partido para se filiar.
A leitura predominante hoje na cúpula do União Brasil é que o partido não deve bancar uma candidatura própria ao Planalto e que a prioridade é preservar margem de manobra. A avaliação é que, sem um nome competitivo, o partido não teria muito a ganhar entrando numa disputa presidencial para marcar posição e poderia sair menor do processo. Internamente, o desempenho de Caiado em pesquisas presidenciais era visto como baixo.
Por ora, Ratinho Jr é visto como o favorito dentro do PSD para se candidatar à Presidência. Kassab, porém, não fecha as portas para outros nomes, e também tem elogiado posicionamentos públicos de Eduardo Leite.
Ao divulgar a filiação de Caiado em suas redes sociais, nesta terça, Kassab afirmou que o trio de governadores passa a "trabalhar juntos no PSD na busca de uma candidatura a presidente da República que traga um projeto para o futuro do nosso País".
O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2026/01/27/caiado-anuncia-filiacao-ao-psd-ao-lado-de-ratinho-jr-e-eduardo-leite.ghtml





