E fez o mesmo com ligação de Alcolumbre, patrocinador da candidatura de Rodrigo Pacheco ao STF
Por Lauro Jardim
No fim da tarde de quinta-feira, Luís Roberto Barroso anunciou no plenário do STF que se aposentaria dentro de uma semana. Depois de sair da sessão, ligou para Lula. Certamente, queria explicar o seu gesto ao presidente.
Mas o presidente e o ministro não se falaram. Lula não o atendeu.
De acordo com interlocutores do presidente, ele estava irritado com o anúncio. Talvez por não ter sido avisado antes. Talvez porque Barroso criou um problema que Lula não queria ter neste momento.
A propósito, ontem, em Roma, Lula disse que considerou "precipitado" o ministro anunciar a aposentadoria "com tanta rapidez":
- Eu imaginava que ele fosse se afastar, mas imaginava que fosse demorar um pouco mais.
Desde então, não se falaram.
Davi Alcolumbre, que quer ver Rodrigo Pacheco na cadeira ainda ocupada por Barroso, também ligou para Lula na sexta-feira. Do mesmo modo, não conseguiu falar com o presidente.
De qualquer forma, Lula terá obrigatoriamente que negociar com Alcolumbre a indicação para o STF: é preciso que o presidente do Senado apoie o preferido de Lula, Jorge Messias.
(Atualização, às 15h40 - Luís Roberto Barroso entrou em contato para afirmar que não ligou para Lula na quinta-feira. Disse que dias antes, se encontrou com Lula e falou que gostaria de falar com ele. "Combinamos de eu ir ao Planalto após a sessão do STF, na 4ª feira. Minha intenção era comunicar a ele minha decisão. Porém, na 3ª feira à noite, o Marcola [assessor] me telefonou e disse que a agenda estava apertada e que o presidente preferiria encontrar-se comigo no final de semana e ficamos de marcar outra data")
O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/10/lula-nao-atendeu-ligacao-de-barroso-depois-do-pedido-de-aposentadoria-do-ministro.ghtml