Lula e Flávio Bolsonaro - Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo | Evaristo Sa/AFP |
A nova pesquisa Quaest à Presidência da República, a primeira do ano eleitoral

A nova pesquisa Quaest à Presidência da República, a primeira do ano eleitoral

Por Lauro Jardim


A Quaest entrou em campo nesta quinta-feira para medir as intenções de voto à Presidência da República. De ontem a domingo,2.004 brasileiros serão entrevistados presencialmente e o resultado será divulgado na quarta-feira. Encomendada pelo banco Genial, a um custo de R$ 466 mil, é a primeira pesquisa do ano para as eleições de outubro.

O questionário começará querendo saber, se o entrevistado já escolheu algum candidato. Se a resposta for sim, será perguntado "quem?"

Em seguida, a partir de uma lista em ordem alfabética dada pelo pesquisador, será avaliado o grau de conhecimento sobre cada candidato e sua rejeição ("conhece", "não conhece", "conhece, mas não votaria de jeito nenhum").

Eis a relação: Aldo Rebelo, Flávio Bolsonaro, Lula, Ratinho Junior, Renan Santos, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas.

A partir daí, serão apresentados sete cenários com esses sete candidatos trocando de posição. No primeiro cenário, os oito candidatos serão listados. Depois, entram outras opções, ora com Flávio Bolsonaro fora da lista, ora com Tarcísio. Há também as opções "não irei votar/vou me abster", "branco ou nulo" e "ainda não decidi".

A pesquisa também fará diversos cenários para um eventual segundo turno.

A partir daí, o questionário segue com perguntas como "Independentemente de quem vai receber o seu voto, você acha que Lula merece continuar mais quatro anos como presidente?", "O que te dá mais medo hoje?" ("Lula" "alguém da família Bolsonaro"), "Quem você acha que vai vencer a eleição?".

E também vai medir o grau de conhecimento da opção de Jair Bolsonaro por Flávio e se o ex-presidente acertou em ter indicado o filho como seu candidato. Em seguida, para aqueles que responderam que a escolha de Flávio foi um erro, uma relação de opções ao Zero Um que vai de Michelle a Ronaldo Caiado.

A pesquisa também medirá o grau de aprovação do governo Lula, sobre economia, preço dos alimentos, Venezuela e Donald Trump.

O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2026/01/a-nova-pesquisa-quaest-a-presidencia-da-republica-a-primeira-do-ano-eleitoral.ghtml