Vindo de um terceiro lugar no GP Jockey Club de São Paulo (G.1), disputado este ano no dia 18 de outubro, excepcionalmente no Rio por conta da realização do GP Latino Americano, o potro Havana Cigar confirmou os progressos em sua campanha e venceu como favorito o GP Derby Paulista (G.1), corrido no final de semana, no hipódromo de Cidade Jardim.
O filho de Can The Man e Havana Club, por Vettori, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Fazenda Boa Vista, só precisava confirmar seu promissor retrospecto, o que fez sob treinamento de Emerson Garcia e pilotagem de Ruberlei Viana.
Havana Cigar cruzou o disco de chegada no tempo de 2'26"75 para a distância dos 2.400 metros, na pista de grama. Zandor, também das cocheiras de Emerson Garcia, formou a dupla a seis corpos, com o jóquei Dylan Silva Machado.

Na terceira colocação finalizou Horseman, com Fernando Larroque, a 7 ¾ corpos, com Terteboro, montaria de Idevaldo Silva, em quarto, a 9 ¼ corpos. Mozar Music, outro potro muito cotado, completou o marcador sob a direção de Altair Domingos.
Havana Cigar havia corrido três vezes no Hipódromo Paulistano, com duas vitórias, e um quarto lugar em prova de Grupo 1. Depois, foi levado à pista da Gávea, quando obteve outro terceiro em páreo de Grupo 1, no dia do Latino-Americano.




