Em viagem à Indonésia, Lula afirma que disputará a reeleição

Esta é a primeira vez que o petista confirma publicamente sua intenção de concorrer a um quarto mandato.


O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (23), em Jacarta, na Indonésia, que será candidato à reeleição em 2026. Durante discurso ao lado do presidente do país asiático, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, Lula afirmou estar preparado para disputar um novo mandato. "Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Mesmo aos 80 anos, estou com a mesma energia de quando tinha 30", declarou.

Esta é a primeira vez que o petista confirma publicamente sua intenção de concorrer novamente. Até então, ele afirmava que não pensava em reeleição e que só levaria a ideia adiante se estivesse bem de saúde.

A viagem à Indonésia, primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país desde 2008, marcou também o fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países. Lula e Subianto assinaram uma série de acordos de cooperação nas áreas de agricultura, energia, mineração, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial. Participaram da cerimônia os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Carlos Fávaro (Agricultura), além dos presidentes do IBGE, Marcio Pochmann, e da Apex, Jorge Vianna.

Ao destacar que o comércio bilateral triplicou nas últimas duas décadas, de US$ 2 bilhões para US$ 6,5 bilhões, Lula afirmou que o potencial conjunto ainda é subaproveitado. "É pouco para a Indonésia, é pouco para o Brasil", disse. Ele defendeu uma relação econômica mais intensa e equilibrada: "Queremos multilateralismo e não unilateralismo. Queremos democracia comercial e não protecionismo. Queremos crescer e gerar empregos de qualidade".

O presidente indonésio elogiou a visita de Lula, classificando-a como "uma grande honra", e afirmou que Brasil e Indonésia formam uma força estratégica no Sul Global. Subianto também manifestou interesse em incentivar o ensino da língua portuguesa para aproximar os dois países.

Após a visita à Indonésia, Lula segue para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) entre os dias 26 e 28 de outubro. No domingo (26), ele deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de tarifas comerciais e questões diplomáticas.

Congreso em Foco
https://www.congressoemfoco.com.br/noticia/113216/em-viagem-a-indonesia-lula-afirma-que-disputara-a-reeleicao