49ª Mostra de Cinema de SP é vitrine de possíveis indicados ao Oscar 2026

A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que transforma a capital paulista até o dia 30 de outubro, surge como um palco privilegiado para observar os primeiros passos de possíveis indicados ao Oscar 2026. Entre as produções de maior destaque na programação, que traz uma curadoria afinada com os grandes festivais internacionais, está o brasileiro "O Agente Secreto".


Wagner Moura dirige Fusca em 'O Agente Secreto' Imagem: Reprodução/Instagram

O filme nacional, que desperta grande expectativa, divide os holofotes com outras obras internacionais que chegam à cidade com a aura de futuras premiadas, colocando São Paulo no centro das atenções do cinema mundial e oferecendo um vislumbre do que poderá dominar a conversa sobre a premiação máxima de Hollywood no próximo ano.

"O Agente Secreto"

Protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país no Oscar 2026. Vencedor do prêmio de melhor direção, de melhor ator, para Wagner Moura, e do prêmio da crítica no Festival de Cannes.

No Brasil de 1977, em pleno caos do Carnaval do Recife, Marcelo, um especialista em tecnologia na casa dos quarenta, busca refúgio. Em fuga, ele chega à cidade com a frágil esperança de reencontrar o filho, mas logo descobre que o frenesi da festa esconde perigos tão grandes quanto aqueles que ele tenta deixar para trás, transformando seu possível santuário em uma armadilha vibrante e perigosa.

"Foi Apenas um Acidente"

O que começa como um pequeno acidente desencadeia uma série de consequências cada vez maiores, em uma narrativa premiada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigido pelo aclamado Jafar Panahi e selecionado como o indicado da França para o Oscar 2026, o filme transforma um incidente cotidiano em um poderoso e crescente suspense que cativou o mundo do cinema.

"Springsteen: Salve-me do Desconhecido"

Baseado no livro de Warren Zanes, o filme mergulha na gênese de "Nebraska", lendário álbum de 1982 em que um jovem Bruce Springsteen, à beira do estrelato global, confronta os fantasmas de seu passado e as pressões do sucesso. Gravado cruamente em um quarto de Nova Jersey com um equipamento de somente 4 canais, o disco surge como um marco visceral e atormentado em sua carreira - um universo de personagens perdidos em busca de redenção.

Exibido no prestigiado BFI London Film Festival e, por se tratar de uma cinebiografia, Jeremy Allen White já é apontado como forte candidato a concorrer a Melhor Ator por sua interpretação do "The Boss", capturando a genialidade conflituosa do ícone em um momento decisivo.

"The President's Cake"

No Iraque dos anos 1990, asfixiado pela guerra e pela escassez, o presidente ordena que todas as escolas preparem um bolo para seu aniversário. Neste cenário absurdo e opressivo, Lamia, uma menina de 9 anos, vê-se forçada a aceitar a missão impossível de conseguir os ingredientes que o país não tem. Para cumprir a tarefa, ela precisará usar sua inventividade como último recurso contra a autoridade cega.

Este drama singular, que já conquistou a Caméra d'Or de melhor primeiro filme em Cannes e o valioso prêmio do público da Quinzena dos Realizadores, narra uma comovente história de resistência onde a ingenuidade infantil enfrenta o absurdo do poder. Tanto o tema, quanto o prestígio, podem ser bons indicativos de que será lembrado no Oscar.

"Sirât"

Em uma jornada desesperada às montanhas do sul do Marrocos, um pai e seu filho adentram o universo hipnótico de uma rave em busca de Mar - filha e irmã desaparecida. Enquanto distribuem a foto da jovem em meio à música eletrônica e a uma sensação crua de liberdade, a esperança parece esvanecer, levando-os a uma última festa no deserto.

Neste cenário escaldante, a busca externa pela irmã transforma-se em uma viagem interior, onde ambos são forçados a confrontar seus próprios limites. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e indicado da Espanha para o Oscar 2026, o filme constrói uma narrativa tensa e poética sobre ausência, persistência e os laços que transcendem a realidade imediata.

"Bugonia"

Dois jovens obcecados por teorias da conspiração decidem tomar uma atitude radical: sequestrar a poderosa CEO de uma grande corporação, convencidos de que ela é uma alienígena infiltrada com planos de destruir a Terra. Este thriller distópico e satírico, que conta com um elenco estelar liderado por Emma Stone e Jesse Plemons, é a mais nova obra do aclamado e provocador diretor Yorgos Lanthimos.

Exibido com destaque no Festival de Veneza, o filme promete uma experiência tão inquietante e imprevisível quanto a paranoia de seus protagonistas.

Uol
https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/10/21/49-mostra-de-cinema-de-sp-e-vitrine-de-possiveis-indicados-ao-oscar-2026.htm