O preço do vinho francês disparou no Brasil nos últimos anos, pressionado por crises globais e pelo temor de tarifas dos EUA, afirmou Geoffroy de la Croix, dono da Delacroix, no videocast Vamos de Vinho, do Canal UOL.
Segundo o empresário, a taxação norte-americana pode abrir oportunidades ao Brasil no acordo Mercosul-União Europeia, mas há risco de encarecimento dos importados diante das tensões comerciais e da inflação mundial.
Minha grande espera é que agora, como o meio maluco que temos, a taxação dos Estados Unidos vai obrigar o Mercosul e a União Europeia a assinar o acordo que faz 25 anos, como nós, que eles estão tentando fazer funcionar. E nesse caso, então, as taxas devem baixar e deixar o vinho importado muito mais acessível.
Geoffroy de la CroixDe la Croix lembrou que, anos atrás, vinhos de qualidade eram mais acessíveis. "Nosso portfólio estava tendo a maioria dos vinhos abaixo de 50 reais. Isso era em 2005. 70% dos vinhos estavam abaixo de 50. Hoje, não paga o vidro. Então o valor explodiu.", conta.
Geoffroy de la Croix: Vinho de personalidade exige calma para contemplação
Vinhos autorais pedem tempo, repetição e disposição para o inesperado, avaliou Geoffroy. O empresário francês comparou a degustação de rótulos marcantes à escuta atenta de músicas complexas.
Tem vinhos que levam a sua saída, e outros que demoram muito mais tempo para entender. Tem duas coisas que eu tô adorando, vinho e música. Percebi o mesmo movimento. Hoje em dia você tem que gostar da música da primeira vez. Antigamente, me lembro, você estava ouvindo uma música quatro, cinco, seis vezes antes de entender e de dizer se você estava gostando ou não. O vinho é a mesma coisa. Tem vinhos que demora muito mais tempo para você entender.
Geoffroy de la CroixO importador ressalta que características como o amargor, por exemplo, não são necessariamente ruins em um vinho. "O amargor para a maioria das pessoas é um defeito, quando ele pode ser uma coisa super elegante, depende de como está dentro do vinho", completa.
Uol
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/09/07/geoffroy-de-la-croix-taxacao-dos-eua-pode-baixar-preco-do-vinho-importado.htm