Khufu's serve pratos tradicionais do Egito sob uma lente moderna, com vista direta para as Pirâmides de Gizé  Ezzeldinphotography/50 Best |
Restaurante em frente às Pirâmides de Gizé é eleito melhor do Oriente Médio

Restaurante em frente às Pirâmides de Gizé é eleito melhor do Oriente Médio

Khufu's, nos arredores do Cairo, lidera o ranking de 2026 dos 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e do Norte da África


CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia

O ranking com os 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e do Norte da África foi revelado nesta terça-feira (3) em cerimônia em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O posto de melhor restaurante da região em 2026 ficou com o Khufu's, em Gizé, no Egito, segundo a lista Middle East & North Africa's 50 Best Restaurants, braço regional do prestigiado ranking The World's 50 Best Restaurants.

Ao todo, a lista inclui restaurantes de 14 cidades espalhadas pelo Oriente Médio e Norte da África. Dos 50 melhores restaurantes, 25 ficam nos Emirados Árabes Unidos, sendo 21 em Dubai e quatro em Abu Dhabi.

Melhores restaurantes do Oriente Médio e Norte da África

O Melhor Restaurante do Oriente Médio e do Norte da África em 2026 fica em Gizé, nos arredores do Cairo. O Khufu's fica no perímetro das Pirâmides de Gizé e tem uma vista privilegiada para os monumentos, oferecendo uma interpretação moderna da culinária milenar do país. O local tem como chef executivo Mostafa Seif, que expressa através dos pratos suas raízes rurais.

No segundo lugar do ranking está o Kinoya, em Dubai. Inaugurado em 2021 após o projeto de jantares caseiros da chef Neha Misra dar certo, o restaurante é especializado em ramen e na comida japonesa reconfortante.




Confira o top 10 com os melhores restaurantes do Oriente Médio e do Norte da África em 2026:

  • Khufu's (Gizé, Egito) - Melhor Restaurante do Egito, do Oriente Médio e do Norte da África
  • Kinoya (Dubai, Emirados Árabes Unidos) - Melhor Restaurante dos Emirados Árabes Unidos
  • Trèsind Studio (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
  • Orfali Bros (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
  • Beihouse (Beirute, Líbano) - Melhor Restaurante do Líbano
  • Kuuru (Jeddah, Arábia Saudita) - Melhor Restaurante da Arábia Saudita
  • Sufret Maryam (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
  • Jun's (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
  • Manāo (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
  • Moonrise (Dubai, Emirados Árabes Unidos)

Prêmios especiais

O restaurante La Grande Table Marocaine, em Marrakech, no Marrocos, foi honrado com o prêmio de Arte da Hospitalidade. Liderado pelo chef Karim Ben Baba, fica no hotel Royal Mansour Marrakech, que já foi eleito um dos mais acolhedores do mundo. Também em Marrakech, o restaurante Farmers recebeu a honraria de restaurante Sustentável.

O título de "Champions of Change", que celebra indivíduos que promovem mudanças significativas em suas comunidades, ficou com Muna Haddad. Ela foi reconhecida pelo trabalho de turismo sustentável na cidade de Umm Qais, na Jordânia.

O prêmio de "One to Watch", que elege um restaurante que tem grande potencial de entrar para listas futuras do 50 Best, foi para o Middle Child, em Dubai. Comandado por Lynn Hazim, que é cozinheira, anfitriã e ex-analista de planilhas, o endereço é seu restaurante de estreia e mistura livraria e delicatessen.

Sara Aqel, à frente do restaurante Dara Dining, em Amã, na Jordânia, foi nomeada como a Melhor Chef da edição. Já o reconhecimento de Melhor Chef de Confeitaria foi para a dupla Omar e Wassim Orfali, do restaurante Orfali Bros. O chef Himanshu Saini, à frente do Trèsind Studio, em Dubai, recebeu o prêmio de "Chef's Choice Award", o único da noite votado especificamente pelos colegas de profissão.

A chef Salam Daqqaq, dos restaurantes Sufret Maryam e Bait Maryam, em Dubai, ganhou o prêmio de Ícone do Ano. Ela já havia sido nomeada a Melhor Chef da região em 2023.

Votação

A lista é compilada por uma academia composta por 250 líderes do setor de restaurantes, abrangendo 19 países do Oriente Médio e do Norte da África. A academia é dividida em seis regiões, cada uma com seu próprio painel de membros anônimos, incluindo um presidente.

O painel é composto por escritores gastronômicos, jornalistas, críticos, chefs e donos de restaurantes. Para a lista de 2026, cada membro votou em até dez restaurantes que comeram nos últimos 18 meses. Segundo a organização, os membros não podem votar em restaurantes em que tenham participação financeira e as escolhas são por ordem de preferência.

CNN Brasil
https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/restaurante-em-frente-as-piramides-de-gize-e-eleito-melhor-do-oriente-medio/#goog_rewarded