Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o senador aparece numericamente à frente do petista no primeiro turno em São Paulo e venceria com folga no segundo
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial entre os eleitores do Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 6 e 10 de fevereiro e divulgado nesta quinta-feira, 12.
De acordo com a sondagem, Flávio teria 37,8% das intenções de voto entre os paulistas contra 33,7% de Lula - como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estariam tecnicamente empatados.
O desempenho em São Paulo é considerado fundamental para a eleição presidencial porque o estado tem mais de 34 milhões de votantes, o que corresponde a 22% do eleitorado total do país.
O terceiro colocado nessa simulação com Flávio e Lula é o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que no entanto surge mais distante, com 8,2% das intenções de voto - veja quadro completo abaixo.
O instituto também testou um cenário presidencial com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo o adversário de Lula. Nessa simulação, Tarcísio teria 40,3% das intenções de voto contra 33,9% de Lula, uma vantagem que está fora da margem de erro.
Após ser cogitado por um bom tempo, com articulações relevantes de bastidores, como um forte concorrente ao Palácio do Planalto, Tarcísio vem nos últimos dias dando demonstrações de que vai mesmo disputar a reeleição - ele tem, no entanto, até 3 de abril para mudar de ideia, porque esse é o prazo final dado pela legislação eleitoral para que se desincompatibilize da função se quiser disputar outro cargo.
Segundo turno
O Paraná Pesquisas também fez simulações de segundo turno entre os eleitores paulistas. Nesse caso, Lula seria derrotado no estado por todos os seus rivais (Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr), com desvantagens fora da margem de erro - veja os cenários abaixo.Metodologia
O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.580 eleitores em 78 municípios do estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR 07683/2026.Veja a pesquisa completa:
Veja
https://veja.abril.com.br/politica/flavio-bolsonaro-supera-lula-no-maior-colegio-eleitoral-do-pais-mostra-pesquisa/





