Restaurante Savarin, em Montevidéu, apareceu na lista do 50 Best Discovery  Camila Jettar |
Montevidéu além do óbvio: conheça Pocitos, Punta Carretas e mais

Montevidéu além do óbvio: conheça Pocitos, Punta Carretas e mais

Bairros na capital uruguaia escondem hotéis, restaurantes e cafés para quem quer experimentar o dia a dia da cidade


Giuliana Nogueira, colaboração para o Viagem & Gastronomia

Quando partimos para explorar uma nova cidade, a primeira pergunta que aparece é: "qual o melhor bairro para se hospedar?". Logo surge a ideia: "centro!"

De fato, durante muitos anos, Montevidéu ficou conhecida por essa região, em especial pela proximidade com a Cidade Velha, o mercado do Porto, o teatro Solis e outros edifícios históricos. Mas essa também é uma região comercial, onde a noite pode ser mais solitária.

Já ouviu falar dos bairros de Pocitos, Punta Carretas, Palermo e Cordón em Montevidéu?

Acordar de manhã e dar de cara com a vista da praia sem nem sair da cama é uma das prerrogativas de quem se hospeda no bairro de Pocitos, mais precisamente na rambla, o calçadão de 22 quilômetros que beira a costa, como no Hotel Costanero.

Localizado no bairro de Pocitos, Hotel Costanero foi inaugurado no final de 2021  Divulgação
Localizado no bairro de Pocitos, Hotel Costanero foi inaugurado no final de 2021  Divulgação

Bebericar em um bar no rooftop com vista de 360 graus para a cidade, o Polo Bamba, e logo depois cair na cama em um hotel boutique para lá de estiloso é o cenário de quem se hospeda no Hotel Montevideo.

E que tal sair para correr pela rambla pela manhã, desde o letreiro com o nome da cidade, passando pelo farol de Punta Carretas até o Parque Rodó, observando o tranquilo movimento dos montevideanos mesmo durante a semana? No final da tarde, é ideal apreciar o pôr do sol do gramado próximo à praia.

Para quem gosta de esportes, a praia de Pocitos é o lugar para vôlei de praia, mas, se a preguiça bater, dá para estender uma toalha na areia e relaxar.

Praia de Pocitos vista do Hotel Costanero  Giuliana Nogueira
Praia de Pocitos vista do Hotel Costanero  Giuliana Nogueira

Para quem gosta de explorar cafeterias, livrarias e pequenos comércios entre ruas arborizadas, andar por dentro do bairro é um prato cheio. Caminhando em sentido oeste da cidade, estão os bairros de Punta Carretas - onde fica o Shopping Punta Carretas -, Palermo, Barrio Sur e o Cordón, regiões com atrativos perfeitos para quem quer comer bem, apreciar a arquitetura e andar por ruas que são relativamente seguras para os padrões de uma capital.

De dia, os tantos cafés de especialidade ficam cheios; à noite, o espírito boêmio toma conta do uruguaio, que, por sinal, gosta de sair tarde e, no verão, as calçadas em frente aos bares e restaurantes ficam lotadas de gente. Tudo isso em meio a um misto arquitetônico com casarões antigos e belos edifícios escondidos pelas bem arborizadas ruas dos bairros.

Um pouco mais afastado do centro, hospedar-se em Pocitos ou Punta Carretas pode ser não só um ótimo ponto de partida para explorar a cidade, como também uma forma de ter aquela sensação de quem se integra à vida cotidiana dela.

A seguir, confira 8 sugestões de lugares para perambular entre essas regiões, com atrações que vão das mais locais às pedidas que também agradam ao turista:

1. Colombina Café y Pan

Colombina Café y Pan oferece opções para aqueles que não podem comer açúcar ou glúten  Giuliana Nogueira
Colombina Café y Pan oferece opções para aqueles que não podem comer açúcar ou glúten  Giuliana Nogueira

Deitado na soleira da porta, o cachorrinho da proprietária costuma estar por lá para saudar os clientes. Embora do lado de fora haja algumas cadeiras e mesinhas para sentar, a estreita portinha da Colombiana Café y Pan chama atenção pela discrição. Integrado à paisagem, o pequeno café em Pocitos é tocado pela proprietária, que faz praticamente tudo.

Pães de fermentação natural viram diversas opções de toast para o café da manhã, bagel, chipa, roll de canela, croissant e medialuna, alfajores e, claro, café. O local tem atenção especial em oferecer opções para aqueles que não podem comer açúcar ou glúten. O alfajor de framboesa e limão é o hit da casa, que agrada tanto a celíacos e diabéticos quanto aos clientes regulares.

Colombina Café y Pan: Juan Benito Blanco 1169, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h. Fechado aos domingos / Mais informações no Instagram.


2. Cultural Alfabeta

Cultura Alfabeta funciona como livraria, cinema e cafeteria  Giuliana Nogueira
Cultura Alfabeta funciona como livraria, cinema e cafeteria  Giuliana Nogueira

A livraria do Cultura Alfabeta conta com um acervo de encher os olhos. Livros sobre fotografia, cinema, arquitetura, gastronomia e vinhos estão entre as prateleiras, deixando tudo incrivelmente colorido.

Para quem quiser se arriscar no cinema em língua espanhola, há sempre boas opções de filmes. Caso a visita seja só a passeio, a cafeteria local conta com uma vitrine abastecida constantemente de tortas, bolos e outros tantos quitutes de encher os olhos. Para quem quer algo substancioso, a tostada de abacate e ovos conquista clientes fiéis e acompanha bem o café da casa, torrado ali mesmo.

Cultural Alfabeta: Miguel Barreiro 3231, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 23h / Mais informações no Instagram.


3. Savarin

Rillete de esturjão do restaurante Savarin  Camila Jettar
Rillete de esturjão do restaurante Savarin  Camila Jettar

Em 2025, o pequeno restaurante Savarin foi surpreendido ao aparecer na seleção do 50 Best Discovery. Não é para menos: ano após ano, o casal Sofia Rozas e Pepe Cobas - ela confeiteira, ele chef - seguem aprimorando receitas originais e delicadas, centradas em ingredientes sazonais.

A carta mais recente traz opções como coração de alcachofra com jamón de magret de pato e espuma de alcachofra; carpaccio de camarão com purê de limão, azeite de oliva, ervas frescas e rábano branco; e rillette de esturjão defumado sobre brioche tostado, ovos de codorna, mostarda antiga e alcaparras.

Entre os principais, a opção vegetariana mostra como é possível criar um prato de batata-doce zero monotonia em um curry feito com uma variedade de batatas-doces caramelizadas, curry de limão e gengibre, quinoa, amendoim e picles de cebola-roxa.


Para os carnívoros, picanha de cordeiro com creme de alho confitado e nhoque de ervilhas frescas e gremolata de avelã. De sobremesa, a delicadeza do cannoli de frutas vermelhos, com perfeito equilíbrio entre acidez e doçura. Um lugar que definitivamente mostra que Montevidéu também tem espaço para a alta gastronomia e a cozinha de autor.

Savarin: Maldonado 2370, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 2707 4578 / Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 12h às 16h e das 20h à 0h; domingo, das 12h às 16h / Mais informações no Instagram.

4. Kinoto Food Studio

No Cooking Show, é possível provar jantares harmonizados com diferentes vinícolas  Divulgação
No Cooking Show, é possível provar jantares harmonizados com diferentes vinícolas  Divulgação

Dentro do Mercado Williman fica o espaço da venezuelana Erika Valecillos, conhecida como Eka. A jovem e competente cozinheira é muito bem relacionada, o que lhe possibilita organizar os mais diversos eventos culinários, aos quais ela batizou de Cooking Show.


Acompanhando sua agenda no Instagram, é possível participar de jantares harmonizados em conjunto com diferentes vinícolas, sempre com a presença dos profissionais que produzem os vinhos. Uma oportunidade para conhecer melhor os vinhos uruguaios - ideal para quem quer comer bem, mas não tem disponibilidade para ir até as vinícolas.

Kinoto Food Studio: Mercado William (Claudio Williman 626, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai) / Mais informações no Instagram.

5. City Winery

No City Winery, projeção imersiva conta a história da viticultura uruguaia  Divulgação
No City Winery, projeção imersiva conta a história da viticultura uruguaia  Divulgação

Inaugurado em março de 2025, o City Winery, novo empreendimento tocado pela família Pizzorno, vai além de ser uma extensão da vinícola em plena cidade: o espaço também abriga eventos que aproximam a cultura uruguaia dos visitantes.


O projeto, dividido em vários ambientes, impressiona pelo espaço e pela diversidade de experiências. No subsolo, uma cave de pedra com diversas barricas serve de espaço para degustações e jantares.

No térreo está o restaurante, com um menu conciso que serve clássicos uruguaios como o chivito, um generoso sanduíche de carne, presunto, bacon, ovos, tomate e verdura, acompanhado de fritas, ou o sorrentino de espinafre, uma massa arredondada recheada com ricota, espinafre, queijo e tomate seco em molho de alho-poró. Claro, há também um corte de carne premium do dia assado na grelha com vegetais.

No piso superior, há um rooftop que serve sushi em datas específicas. Ali também fica uma sala fechada onde ocorre uma projeção imersiva que conta a história da viticultura uruguaia sob o prisma da Pizzorno. Na carta, além de todos os vinhos da vinícola, também é possível provar rótulos de outros produtores.

City Winery: Dr. Joaquín Requena 1094, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Horário de funcionamento: quarta a segunda, das 11h à 0h / Mais informações no Instagram.

6. El Mingus

Restaurante El Mingus oferece pratos para compartilhar e tem programação musical  Divulgação
Restaurante El Mingus oferece pratos para compartilhar e tem programação musical  Divulgação

Se der vontade de um show com música ao vivo, saiba que nem só de tango e candombe vive o uruguaio. No El Mingus, a programação musical, com forte inclinação para o jazz, é de alta qualidade. A luz baixa e a música criam a atmosfera perfeita para acompanhar com um coquetel ou um vinho.

O menu da casa é composto por pratinhos para compartilhar: empanadas, croquetas, cogumelos salteados, tortilhas de batata confitada com aioli, mollejas crocantes com gratin de batatas e tiraditos de peixe branco são opções que podem aparecer no cardápio, sempre descrito na lousa.

Aliás, a casa merece a visita mesmo em dias ou horários em que não há show - afinal, eles acontecem aos domingos, segundas e terças, o que faz do local uma ótima opção para essas noites em que muita coisa costuma estar fechada.

El Mingus: San Salvador 1952, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 098 781 952 / Horário de funcionamento: segunda, das 18h à 1h; terça a domingo, das 12 à 1h / Mais informações no Instagram.

7. Uno Catorce Café

Uno Catorce Café fica no coração do Cordón, em Montevidéu  Giuliana Nogueira
Uno Catorce Café fica no coração do Cordón, em Montevidéu  Giuliana Nogueira

Parece impossível não falar de cafeterias quando se fala do Uruguai, já que uma quantidade excepcional delas abriu nos últimos três anos. A 1:14 Café fica no coração do Cordón, entre marcas fortes como a Culto e a Escaramuza. A pequena loja de esquina tem as mesas na calçada ocupadas mesmo em dias frios.

E é surpreendente a qualidade e a quantidade de coisas que saem daquela pequena cozinha. A qualquer hora do dia, há tostadas com ovo e avocado, croissants, alfajores de chocolate e merengue com doce de leite. Podem ainda aparecer sugestões como as panquecas fofinhas com mel e frutas para o café da manhã, ou a milanesa com purê para o almoço.


Tudo isso naquela esquina em que se vê a vida passar tranquila em Montevidéu - mesmo na hora do rush -, com café muito bem cuidado, preço camarada para a região e um atendimento sempre cordial. Vale mencionar que é um excelente ponto de parada para quem vai de Pocitos à Cidade Velha caminhando.

Uno Catorce Café: C. Joaquin de Salterain 1252, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 20h / Mais informações no Instagram.

8. DeGuarda

DeGuarda é loja de queijos artesanais uruguaios  Giuliana Nogueira
DeGuarda é loja de queijos artesanais uruguaios  Giuliana Nogueira

Cansou de bater perna e quer ficar quietinho no hotel? Que tal garantir queijo e vinho para o jantar? O DeGuarda foi pioneiro nesse tema. A loja, que surgiu durante a pandemia levando queijos de produtores artesanais aos assinantes, cresceu. A casa no bairro do Cordón foi a primeira de quatro lojas.

O alto nível dos queijos artesanais uruguaios pode ser descoberto por ali, começando pelos queijos curados de ovelha do Los Senderos. E se der sorte de achar um queijo de Martín Rosberg, não pense duas vezes antes de agarrá-lo. De quebra, a loja tem um belo acervo de vinhos de pequenos produtores.

DeGuarda: Dr. Joaquin Requena 1216, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 95 006 662 / Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 16h / Mais informações no Instagram.

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Giuliana Nogueira

Giuliana Nogueira  Acervo pessoal
Giuliana Nogueira  Acervo pessoal

Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè, mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.

CNN Brasil
https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/montevideu-alem-do-obvio-conheca-pocitos-punta-carretas-e-mais/