Faltando apenas cinco jogos para encerrar o torneio, a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro começa nesta terça-feira, dia 18, com confrontos cada vez mais decisivos para as equipes que disputam o título e, na outra ponta, para aquelas que fogem da zona do rebaixamento.
Ainda em meio à Data-Fifa, já que Brasil e Tunísia jogam nesta terça-feira, o Botafogo enfrenta o já rebaixado Sport no estádio Nilton Santos, no Rio. Mas é a partir de quarta-feira, dia 19, que a rodada esquenta com a entrada em campo do Flamengo, que procurará manter sua liderança agora diante do Fluminense, em mais uma edição do tradicional FLAxFLU no Maracanã.
Se vencer, o Rubro Negro carioca pode abrir seis pontos de vantagem diante do Palmeiras. Mas, para que isso aconteça, o Alviverde precisaria tropeçar diante do Vitória, em partida marcada para o mesmo dia, no Allianz Park. Na hipótese mais provável de vitórias do líder e do vice, mantém-se a diferença de três pontos rumo à realização da 35ª rodada.
O Santos também volta a campo na quarta, para um jogo difícil contra o Mirassol, na Vila Belmiro. Enquanto o time do interior paulista segue garantido para a Copa Libertadores do ano que vem - é o quarto colocado, com 59 pontos - a equipe do litoral santista luta desesperadamente para fugir, nas últimas rodadas, do fantasma do rebaixamento. A recente vitória por 1x0 sobre o Palmeiras trouxe certo alivio, mas o risco diante da ameaça do Vitória, que abre a Z4, ainda permanece.
No feriado de quinta-feira, dia 20, a grande atração da rodada é o clássico Majestoso, que vai reunir novamente Corinthians e São Paulo na Neo Química Arena. O Tricolor é o novo colocado, e ainda alimenta chances de entrar no G8 da pré-Libertadores 2026. Já o Alvinegro, que está na 13ª posição, precisa da vitória para manter as possibilidades de disputar a Copa Sul-Americana do ano que vem, pois até essa competição está ameaçada pela atual condição do time na tabela.





