Longa estreia nesta sexta-feira (24) na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Para marcar os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, à época diretor de Jornalismo da TV Cultura, a emissora produziu um documentário inédito com quase duas horas de duração.
"A Vida de Vlado - 50 anos do caso Herzog" será lançado na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nesta sexta-feira (24), às 19h, em uma sessão na Cinemateca Brasileira. O longa vai ao ar na TV Cultura, no sábado (25), a partir das 23h.
Em entrevista à Madeleine Alves, no De Volta 'Pra' Casa, o diretor Simão Scholz adiantou que trata-se de uma espécie de retrospectiva: "Então, começa exatamente no nascimento dele, passa por sua morte e chega ao seu legado, [...] é bem bibliográfico".
A produção faz ainda uma homenagem a Clarice Herzog por sua luta para provar que o marido foi vítima da ditadura militar no Brasil.
Em plena vigência do AI-5, um instrumento de censura e exceção, Vlado se apresentou nas dependências do DOI-CODI. Como muitos outros, acusados de subversão por conta da filiação ao Partido Comunista Brasileiro, foi preso sem ordem judicial, torturado e assassinado. Sua morte mudou a história da busca pela redemocratização do País.
Cultura
https://cultura.uol.com.br/radio/programas/de-volta-pra-casa/2025/10/23/2289_tv-cultura-produz-documentario-sobre-os-50-anos-da-morte-de-vladimir-herzog.html





