Após estrear em março em São Paulo, a peça "Dois Papas" está de volta aos palcos paulistas. Desta vez, no teatro Cultura Artística, no centro da capital, marcando o retorno da dupla de atores Celso Frateschi e Zécarlos Machado representando o Papa Francisco e o Papa Bento XVI, respectivamente.
A história relata a visita do cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio ao Vaticano. Ele está decidido a pedir a sua aposentaria mas, quando se prepara para viajar ao encontro do Papa Bento XVI, é surpreendido por este com um convite oficial para visitá-lo em Roma. A ideia do pontífice é preparar seu sucessor, e o argentino, que ainda não sabe disso, está no topo de sua lista.
Quando se encontram, começam uma longa discussão teológica e política sobre a sucessão e os caminhos que a Igreja Católica deve tomar dali por diante. Em tom de crítica, mas também com humor, as conversas avançam entremeadas por goles de cerveja e até um fictício jogo de futebol pela TV que os dois teriam assistido no Vaticano.
A peça foi idealizada por Munir Kanaan e Rafa Steinhauser, sendo dirigida pelo primeiro autor. Além de Celso Frateschi e Zécarlos Machado, conta também com as participações de Eliana Guttman, Carol Godoy e Rafa Steinhauser, que aparece em vídeo.
Em 2019, a mesma história serviu de base para o diretor brasileiro Fernando Meirelles filmar "Dois Papas", com Anthony Hopkins e Jonathan Pryce nos papéis principais. A obra chegou a ser indicada nas categorias de melhor ator (Pryce), melhor ator coadjuvante (Hopkins) e melhor roteiro adaptado no Oscar de 2020.
A nova temporada, que começa nesta sexta-feira, dia 22, está em cartaz no Cultura Artística, recentemente reinagurado após longo período de restauração devido à ocorrência de um incêndio. O teatro fica na rua Nestor Pestana, 196. Telefone (11) 3256-0223. A primeira apresentação está com seus ingressos esgotados, mas a peça prossegue até o dia 13 de setembro em sua reedição na cena paulista.