Unidade pré-série do Dolphin Mini na linha de montagem da fábrica da BYD localizada nas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA) Imagem: Divulgação |
BYD apresenta fábrica no Brasil e revela seu 1º carro elétrico nacional

BYD apresenta fábrica no Brasil e revela seu 1º carro elétrico nacional

Paula Gama

Na manhã desta terça-feira (1º), a BYD abriu oficialmente os portões de sua nova fábrica em Camaçari (BA), cravando um marco na história da indústria automotiva brasileira: foi ali que saiu da linha o primeiro carro da marca montado em solo nacional, um BYD Dolphin Mini. Embora ainda em fase de testes, o feito não deixa de ser simbólico.

Instalada nas antigas instalações da Ford, a linha de produção baiana ocupa um terreno de 4,6 milhões de metros quadrados, no qual um primeiro galpão de 156 mil m² foi inaugurado.

Para efeito de comparação, toda a fábrica da Ford, em sua operação plena, tinha 180 mil m² de área construída. A marca promete que, quando totalmente concluído, o novo complexo da BYD contará com 26 galpões, pista de testes e tecnologia de ponta, com potencial para gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

Este é o primeiro de 3 galpões que a BYD está construindo na BA; início da produção em série ainda será anunciado
Este é o primeiro de 3 galpões que a BYD está construindo na BA; início da produção em série ainda será anunciado Imagem: Divulgação

A fase inaugurada nesta terça-feira é de testes, ou seja, os carros ainda não serão comercializados, e a BYD não confirmou quando isso deve acontecer.

Inicialmente, os veículos serão montados sob o regime SKD (Semi Knocked Down), um modelo produtivo em que os carros chegam parcialmente montados da China e são apenas finalizados localmente. Isso inclui a instalação de componentes como baterias, vidros e acabamentos, mas ainda não envolve processos como soldagem, pintura ou estamparia.

A expectativa, segundo a BYD, é que a operação evolua gradualmente para o regime CKD (Completely Knocked Down), em que os veículos chegam totalmente desmontados. Essa mudança permitirá uma nacionalização mais robusta da cadeia produtiva, com geração de mais empregos e conteúdo local.

Primeiros BYD nacionais


Híbrido, Song Pro (foto) é um dos 3 primeiros BYD nacionalizados, ao lado do Dolphin Mini e do sedã King
Híbrido, Song Pro (foto) é um dos 3 primeiros BYD nacionalizados, ao lado do Dolphin Mini e do sedã King Imagem: Divulgação

O Dolphin Mini foi o primeiro a entrar na linha de montagem baiana, seguido pelo Song Pro, híbrido que deverá ganhar motorização flex exclusiva para o mercado nacional. Um terceiro modelo, o BYD King, também está nos planos para produção ainda em 2025.

Dentre as novidades, está o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído em parceria por cientistas chineses e brasileiros.

Ao todo, a fábrica terá capacidade inicial para montar 150 mil veículos por ano, podendo dobrar esse volume para 300 mil em uma segunda fase.

Com investimento total anunciado de R$ 5,5 bilhões, a BYD já aplicou R$ 1,4 bilhão no projeto. Até agora, mais de mil funcionários brasileiros foram contratados diretamente, e outras 3 mil vagas devem ser preenchidas até o fim de 2025. A empresa também homologou 106 fornecedores nacionais, incluindo a Continental Pneus, vizinha da nova fábrica.

Primeiros robôs já foram instalados no complexo industrial da marca chinesa na Região Metropolitana de Salvador (BA)Primeiros robôs já foram instalados no complexo industrial da marca chinesa na Região Metropolitana de Salvador (BA) Imagem: Divulgação

A chegada da BYD marca um momento importante para Camaçari.

Desde o fechamento da Ford, em 2021, a cidade aguardava um novo impulso econômico. Agora, além da produção de veículos, o complexo abrigará centros de pesquisa, laboratórios de motores e outras estruturas de apoio à mobilidade elétrica.

"Estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética", declarou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, respondeu aos questionamentos da indústria sobre a real nacionalização da produção.

"O que estamos inaugurando aqui hoje não é apenas uma linha de montagem. É geração de tecnologia, é desenvolvimento no Brasil, feito com cérebros e mãos brasileiras. Nossa missão tem compromisso com empregos, com formação de talentos, com a economia"

Uol
https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/07/01/byd-inaugura-fabrica-no-brasil-e-revela-seu-1-carro-eletrico-nacional.htm