Pizza da Leggera Pizza Napoletana | Imagem: Reprodução/ Instagram
Três pizzarias paulistas ficam entre as 100 melhores do mundo

Três pizzarias paulistas ficam entre as 100 melhores do mundo

Nomes tradicionais como Bráz, Veridiana e Camelo, além de Castelões e São Pedro, da região da Mooca, ficaram de fora, mostrando que os jurados desta vez procuraram novas leituras do prato mais famoso da capital paulista

Três pizzarias paulistanas foram reconhecidas no ranking "50 Top Pizza World", entre as 100 melhores do mundo. Itália, berço da iguaria; e Estados Unidos, ficaram com os títulos de campeã e vice na avaliação feita pelo guia 50 TOP.

A Masanielli, que fica em Caserta, foi o grande destaque. Em segundo, ficou a Una Pizza Napoletana, de Nova York. O anúncio ocorreu no início do mês, e a entrega do troféu aconteceu no Palácio Real de Nápoles, na Itália. O guia é assinado por Barbara Guerra, Albert Sapere e Luciano Pignataro.

As pizzarias de São Paulo contempladas no Top 100 da premiação foram A Pizza da Mooca, Leggera Pizza Napoletana e a QT Pizza Bar. A ausência de nomes tradicionais e sempre listados nas premiações do setor leva a crer que os jurados procuraram novas leituras daquele que é o prato mais famoso da capital paulista.

Talvez por isso é que grifes como Bráz, Veridiana e Camelo, assim como Castelões e São Pedro, ambas da Mooca/Brás (região de uma das premiadas), tenham ficado de fora da lista. Por outra leitura, o aparecimento de novas casas na disputa entre as melhores comprova a criatividade e inovação que só uma cidade como São Paulo é capaz de proporcionar no setor gastronômico.

"A Pizza da Mooca" foi a mais bem colocada - 77ª lugar - e tem unidades nos bairros da Mooca e Pinheiros. A casa foi aberta em 2011 e já recebeu outras premiações. "Esse prêmio nos deixou tão felizes que precisamos falar sobre ele novamente. E sempre agradecer nossa equipe, fornecedores e vocês clientes maravilhosos!", disse a pizzaria em suas redes sociais.



Pizza Marguerita da "A Pizza da Mooca" - Foto: Reprodução/ Instagram

A segunda mais bem posicionada no ranking entre as brasileiras, com o 83ª lugar, foi a "Leggera Pizza Napoletana", que tem unidades nos bairros de Perdizes e Jardins.

A casa, que foi inaugurada em 2013, é citada pelos organizadores do prêmio como um ambiente informal, mas requintado. Além da classificação, a pizzaria já foi eleita como a Melhor Pizzaria da América do Sul na premiação Tre Spicchi, além de ter o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN é um órgão sem fins lucrativos que reconhece verdadeiras pizzas napolitanas espalhadas pelo mundo).

A "QT Pizza Bar", do bairro de Cerqueira César, ficou em terceiro entre as casas brasileiras, com o 99º lugar. Inaugurada em 2019, a atração gastronômica tem como diferenciais a moderna decoração no estilo pós-industrial, com tijolos brancos e canos expostos, segundo a descrição do prêmio. A pizza em destaque na premiação foi a de parmesão, queijo de cabra, mel e trufa.


Pizza clássica da "QT Pizza Bar" - Foto: Reprodução/ Redes sociais