USP é a universidade brasileira com lehor colocação no The World University Ranking Subject 2026 - Foto: Edilson Dantas |
USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em ranking britânico

USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em ranking britânico

De acordo com o The World University Ranking Subject 2026, a Universidade de São Paulo é destaque em quatro áreas do conhecimento


Por O GLOBO

A Universidade de São Paulo (USP) voltou a projetar-se ineternacionalmente ao aparecer entre as 100 melhores universidades do mundo no The World University Ranking Subject 2026 nas categorias Artes e Humanidades, Direito, Educação e Medicina e Saúde. A lista britânica, divulgada na última terça-feira, é organizada pela consultoria educacional Times Higer Education (THE) e avalia academias de diversas partes do globo, classificadas em 11 áreas do conhecimento. Em todas essas subdivisões, a USP obteve a melhor colocação entre as universidades brasileiras.

Confira a colocação da USP nas quatro áreas em que esteve no top 100:

  • Direito - 52ª posição
  • Educação - 61ª posição
  • Medicina e Saúde - 81ª posição
  • Artes e Humanidades - 96ª posição

O ranking do THE é realizado com base em 18 indicadores, que compõem cinco pilares: ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).

Todas as métricas são adaptadas para cada área do conhecimento observada: artes e humanidades, ciência da computação, ciências da vida, ciências físicas, ciências sociais, economia e negócios, educação, engenharia, medicina e saúde, direito e psicologia . Destes setores, apenas os dois últimos são cursos isolados, e as demais compreendem outras formações. A área Medicina e Saúde, por exemplo, inclui os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e outros cursos relacionados à saúde.

Além do destaque nesta avaliação segmentada, a USP também teve visibilidade na avaliação da THE que ranqueia as melhores universidades do mundo, divulgado em outubro do ano passado. A universidade paulista foi a melhor colocada latino-americana, na posição 201-250.

Estados Unidos e Reino Unido lideram o ranking

As universidades americanas ocupam o primeiro lugar em oito áreas, só perdendo a liderança nas áreas de Ciências da Computação e de Medicina e Saúde, para a Universidade de Oxford, e na área de Psicologia, para a Universidade de Cambridge, ambas britânicas. Liderando nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios e Economia, e Ciências Sociais, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts foi a instituição que mais vezes ocupou a primeira posição.

O Globo
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2026/01/23/usp-fica-entre-as-100-melhores-universidades-do-mundo-em-ranking-britanico.ghtml