Ciro Gomes discursa em ato de sua filiação ao PSDB Imagem: Reprodução |
Ciro confirma candidatura sem cravar cargo e anuncia chapa com ex-rival

Ciro confirma candidatura sem cravar cargo e anuncia chapa com ex-rival

Carlos Madeiro


O ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) falou hoje como candidato e anunciou seu nome e de mais dois na chapa que deve concorrer contra o PT no Ceará em 2026. É a primeira vez que ele afirma que vai concorrer em 2026, mas não disse a qual cargo.

"Nós vamos juntar todo o cearense de boa fé e, se for a mim tocar a tarefa de liderar isso para um cargo de governador... mas até lá, até decidir que essa responsabilidade é minha, aqui é o nosso coletivo", afirmou em entrevista coletiva após café-da-manhã com a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT).

"Você deve ver uma chapa comigo, com o Capitão Wagner (União), com o Roberto Cláudio (União) para compor as chapas majoritárias. Temos a outra vaga de senador para compor com outros aliados", disse.

Capitão Wagner é um dos nomes que Ciro mais atacou dentro da política. "O que interessa para nós não é política, é enfrentar a violência impune que tomou conta da política", afirmou.

Durante o seu ato de filiação ao PSDB, Ciro pediu desculpas a Wagner e disse que os ataques eram feitos com pouca informação e em defesa ao irmão e então governador Cid Gomes, a quem "eu depositava a crença de que não errava".

Nome que falta na chapa seria do PL

O outro nome na chapa, que deve disputar a vaga ao Senado, seria o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL). Entretanto, após os ataques da ex-primeira Michele Bolsonaro (PL) à aliança, a direção nacional do PL decidiu suspender o acordo.

A fala de Michele, de que "Ciro não dá", ocorreu no lançamento da pré-candidatura ao governo do senador Eduardo Girão (Novo) e abriu um racha na direita. Nomes do PL no estado criticaram o discurso da primeira-dama, citando que a aliança foi acordada com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entretanto, a tendência é que a aliança seja ratificada em breve, com apoio dos filhos de Bolsonaro e contra a vontade de Michele.

Uol
https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2026/01/16/ciro-confirma-candidatura-pela-1-vez-e-anuncia-ex-rival-em-chapa-no-ceara.htm