Maior atração do turfe internacional no próximo sábado, dia 1º de novembro, o Festival da Breeder's Cup contará com uma série de provas de Grupo I disputadas no hipódromo de Del Mar, na Califórnia, nos Estados Unidos. O páreo central da reunião será a Breeders' Cup Classic, com bolsa de US$ 7 milhões, o equivalente a R$ 37,7 milhões.
O franco-favorito do páreo era Sovereignty, defensor da Godolphin Farm que ganhou o Kentucky Derby e o Belmont Stakes deste ano. Mas o filho de Into Mischief e Crowned, por Bernardini, foi acometido de febre na terça-feira, levando seu treinador Bill Mott a anunciar o forfé do campeão 24 horas depois.
Com a ausência de Sovereignty, o favoritismo passou a ser dividido, com ligeira vantagem para Fierceness (5/2), em relação a Journalism (5/1), para a prova a ser disputada sobre 2.000 metros, na pista de areia.

Journalism é o ganhador do Preakness Stakes deste ano, sendo que nas duas outras etapas da tríplice coroa - Kentucky Derby e Belmont Stakes - foi derrotado por Sovereignty. O descendente de Curly e Mopotism, por Uncle Mo, terá pela frente Fierceness como seu principal adversário. Seu jóquei será José Ortiz, que entra no lugar de Umberto Rispoli.
Cavalo do Ano em 2024, Fierceness é um filho de City of Light e Nonna Bella, por Stay Thirsty, treinado por Todd Pletcher e que terá a montaria de John Velazquez. Em agosto último, foi o ganhador do Pacific Classic (G.1), disputado no mesmo hipódromo de Del Mar, quando derrotou seu oponente deste sábado, Journalism.
Os demais concorrentes anotados na carreira são: Sierra Leone (7/2), Forever Young (7/2), Mindframe (6/1), Baeza (10/1), Antiquarian (10/1) Nevada Beach (20/1) e Contrary Thinking (50/1).





