Itatinga abrange, além da usina, uma vila, com imóveis que já serviram de residência para 70 famílias (Vanessa Rodrigues/AT) |
Usina hidrelétrica que abastece o Porto de Santos será leiloada no litoral de São Paulo; saiba os detalhes

Usina hidrelétrica que abastece o Porto de Santos será leiloada no litoral de São Paulo; saiba os detalhes

Concessão prevê operação da hidrelétrica, exploração turística e implantação de parque de hidrogênio verde com investimento bilionário

Bárbara Farias

A Autoridade Portuária de Santos (APS) pretende licitar a Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, em novembro deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da APS, Anderson Pomini, durante palestra realizada no 2º Encontro Nacional do Associativismo, promovido, nesta segunda-feira (25), pela Associação Comercial de Santos (ACS) no auditório do Palácio do Comércio. O evento integra as comemorações do centenário do prédio histórico.

"Agora, em novembro, nós faremos o leilão da usina. Isso é fruto de um estudo realizado nos últimos 24 meses e nós já recebemos propostas", declarou o presidente da APS, Anderson Pomini.

A modelagem de concessão do complexo de Itatinga será formatada com base em estudos doados à APS após o chamamento público lançado em agosto de 2024. "No projeto doado foi abordada a questão de viabilidade de produção de hidrogênio verde a partir da energia renovável proveniente da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Itatinga. No momento, o projeto está na fase de análise técnica. Após isso, serão tomadas as decisões finais", explicou a autoridade portuária em nota.

Há dois anos, Pomini afirmou que a intenção era ofertar a concessão do ativo por parceria público-privada (PPP). O contrato englobará operação, expansão da usina hidrelétrica, exploração turística e a instalação de um parque de hidrogênio verde. O investimento previsto pela estatal para a planta de hidrogênio verde na época era de R$ 500 milhões.

A usina é capaz de produzir até 15MW de energia elétrica, fornecendo 99% da produção da APS, além de atender a outros consumidores. "A hidrelétrica poderá gerar até 29 MW. Para isso, será necessário trocar a fiação que se estende por 35 quilômetros", afirmou Pomini.

O acesso à Itatinga é por lancha, navegando pelo Canal de Bertioga. A viagem dura aproximadamente uma hora e meia. A propriedade, localizada na Serra do Mar, já foi a Fazenda Pelaes, adquirida pela Companhia Docas de Santos (CDS) em 1903.

Encontro

Pomini destacou no evento que o momento é oportuno para se discutir o planejamento do Porto para as próximas décadas, de modo a atender às demandas do setor privado interessado em investir. "Precisamos oferecer um Porto com canal aprofundado, com bons acessos, conectado pelo túnel Santos-Guarujá e à terceira pista (da Rodovia dos Imigrantes), com tecnologia e eficiência".

Aguardando autorização do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para expansão da poligonal de 7,8 milhões para 20,4 milhões de forma faseada, o gestor portuário enfatizou que é preciso saber "quais áreas serão necessárias para atender à demanda de movimentação de cargas para os próximos 20 anos". A portaria da primeira autorização parcial deverá ser publicada em setembro, segundo anunciou o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, na última quinta-feira.

"Inicialmente separamos o Saboó para implementarmos Tecon Santos 10, que dobrará a nossa capacidade anual de contêineres, depois o STS08, para combustíveis, na Alemoa, que foi liberado pelo Tribunal de Contas da União", pontuou Pomini sobre os dois próximos leilões estratégicos.

Ministro: micros precisam exportar

Presente ao encontro, o ministro do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, disse que os empresários de pequeno porte e os microempresários são maioria e não conhecem as possibilidades de expandirem suas vendas ao exterior. "No Brasil, 1% das empresas (as grandes) exporta 99% de todos os produtos, enquanto 99% das empresas, que são pequenas, exportam 1% dos produtos "Há um erro evidente".

"Temos que vencer dificuldades com o inglês e a digitalização das empresas, e começar pelo Mercosul, África e Caribe, onde o nosso produto manufaturado tem mais entrada. A China tem 85% das empresas pequenas que respondem por 85% das exportações", diz França. "Alguns produtos típicos brasileiros da agricultura, pecuária, peixee e plantas são muito queridos em outros países", destaca o ministro França.

Encontro

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, salientou que o encontro foi importante para estreitar ainda mais os laços entre os setores público e privado. "Essa parceria é fundamental. O sistema público tem os seus entraves e nós avançamos mais rápido com as ações. Trabalhando em conjunto conseguimos atingir os objetivos muito mais rápido".

A Tribuna
https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/usina-hidreletrica-que-abastece-o-porto-de-santos-sera-leiloada-no-litoral-de-s-o-paulo-saiba-os-detalhes-1.476372