A primeira etapa das oitavas de final da Copa Libertadores, com os jogos de ida da competição, foi bastante positiva para os times brasileiros que atuaram neste meio de semana, no Brasil e no exterior.
O Palmeiras foi a equipe que apresentou o melhor resultado. O placar dilatado de 4x0 sobre o Universitário praticamente selou o destino do time peruano, já que será quase impossível reverter a diferença na partida de volta, semana que vem, no Allianz Park.
O São Paulo foi até Medellin, onde conseguiu um empate sem gols fora de casa contra o Atlético Nacional. A decisão da vaga para as quartas de final fica para a próxima terça-feira, dia 19, quando o Tricolor receberá os colombianos no Morumbis.
O Botafogo jogou em sua casa, no estádio Nilton Santos, e poderia ter decidido a parada contra a LDU do Equador, já que o gol botafoguense foi marcado aos 14 segundos do início da partida. Como o Fogão não soube aproveitar a chance, os dois times voltarão a se enfrentar, sem franco-favoritos, na próxima quinta-feira, dia 21, em Quito.
Em jogo equilibrado, com dois times acostumados a decisões, o Flamengo saiu na frente do Internacional ao bater o adversário por 1x0, no Maracanã, ganhando uma vantagem inicial mas deixando o resultado em aberto para a semana que vem, no jogo de volta no Beira-Rio.
O sexto brasileiro na Libertadores não largou bem nas oitavas. O Fortaleza recebeu o argentino Velez Sarsfield no Castelão, em confronto que terminou num empate sem gols. A segunda partida acontecerá na terça-feira, dia 19, no estádio El Fortín de Liniers, em Buenos Aires.