Centro de convenções, hotel, restaurantes: o que esperar do Pacaembu

Eduardo Barella e Thiago Savoldi, convidados do CNN Esportes S/A, detalham as novidades da modernização do espaço


Manuella Dal Mas, da CNN

A Mercado Livre Arena Pacaembu está em fase final da maior reforma de sua história. O estádio e seu entorno foram transformados em um espaço multifuncional, que reúne arena esportiva, hotel, restaurantes, lojas e centro de convenções.

Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o CEO da Arena, Eduardo Barella, e o diretor de novos negócios e experiências, Thiago Savoldi, contaram tudo que o público pode esperar do estádio.

Com 65 mil metros quadrados de área original, o complexo recebeu mais 45 mil m² de novas estruturas de acordo com Barella. A intervenção exigiu diálogo constante com os órgãos de preservação. O estádio é tombado nas esferas estadual e municipal.

Eu ouso dizer que talvez seja o maior projeto de restauro já feito no Brasil. (.) Isso traz, de fato, um sobrecusto e uma complexidade na sua execução.
Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu

Em busca da essência e da reconexão

Apesar das mudanças, a proposta foi preservar a identidade do local.

"A gente conseguiu adicionar áreas, melhorar a experiência, mas manter a sua essência", disse o CEO.

À exemplo disso, as arquibancadas leste e oeste foram demolidas e reconstruídas com a mesma geometria, por exigência dos órgãos de patrimônio.

A preocupação foi até estética: "A gente teve uma preocupação inclusive com a paleta de cores, com a arquitetura."

O projeto também busca recuperar a integração entre o clube e o campo.

Temos, então, essa reconexão. (...) O Pacaembu ficou muito dividido entre clube e campo e, agora, nós estamos de novo integrando essas duas áreas.
Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu

Hotel com vista especial e novos restaurantes

A concessionária decidiu demolir o antigo tobogã, estrutura que não fazia parte do projeto original e, portanto, não era tombada. Em seu lugar, está sendo erguido um edifício de cinco andares com hotel, escritórios e três restaurantes.

O hotel ficará no meio da edificação horizontal de cinco níveis.

Eles (os quartos) vão ter vista para o campo. Então, nós vamos proporcionar ao torcedor também essa experiência de você poder ver o jogo, inclusive do seu quarto.
Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu

Na cobertura, ficarão os novos restaurantes e, no mezanino, a área de escritórios.

Mercado Pago Hall gera receita expressiva


O complexo ainda ganhou um centro de convenções - o Mercado Pago Hall - que já se tornou uma das principais fontes de receita. O local, construído embaixo de onde ficavao antigo tobogã, tem capacidade para nove mil pessoas e recebeu o leilão beneficente do Instituto Neymar Jr em junho.

O Mercado Pago Hall, nosso centro de convenção e eventos, é o nosso maior polo de gerador de receita no complexo.
Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu

A explicação está, principalmente, na versatilidade.

"A cada semana, a gente vê o Mercado Pago Hall numa configuração diferente", comentou Thiago Savoldi, diretor de negócios da Arena.

Eventos, shows e projetos

Segundo Savoldi, a Mercado Livre Arena Pacaembu é um espaço dinâmico para eventos corporativos, culturais e esportivos.

A Arena já recebeu eventos como o leilão beneficente do Instituto Neymar Jr., a feira de arte Harpa e apresentações de artistas como Alok, Luan Santana, Jorge & Mateus e, em breve, Andrea Bocelli.

"A gente teve até até então quatro experiências e grandes shows de gramado. A gente recebeu e, inclusive de maneira muito democrática, do sertanejo tradicional até a música eletrônica", comentou o diretor de negócios.

Reformas abrangentes

A reforma também contemplou o clube poliesportivo com melhorias nas quadras e na piscina. O ginásio passou por remodelação completa, incluindo piso, bancadas e estrutura acústica.

Assim como era antes da concessão, o clube do Pacaembu segue à disposição da população. A proposta é que o estádio funcione como um parque urbano, disponível à população para lazer e atividades esportivas.

Já nos novos níveis sob as arquibancadas, foram construídos cafés, salões de eventos, lojas, banheiros, camarotes, áreas de imprensa e lanchonetes.

CNN Esportes S/A

Com Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu, e Thiago Savoldi, diretor de negócios, o CNN Esportes S/A chega à 103ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

CNN Brasil
https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/centro-de-convencoes-hotel-restaurantes-o-que-esperar-do-pacaembu/