Lula tem comentado a possibilidade de Trump voltar à presidência dos EUA - Foto: Editoria de Arte |
Em meio à tarifaço de Trump, pesquisa do governo mostra retomada de aprovação de Lula na maioria da população

Em meio à tarifaço de Trump, pesquisa do governo mostra retomada de aprovação de Lula na maioria da população

Por Bela Megale


O tarifaço anunciado por Donald Trump ao Brasil está longe de uma solução do ponto de vista econômico, mas já traz reflexos positivos nas pesquisas internas do governo Lula.

Os trackings, levantamentos diários que não são registrados oficialmente pelo Palácio do Planalto, mostram que, pela primeira vez desde a crise do Pix, em janeiro, a avaliação positiva do presidente superou a negativa. A coluna teve acesso aos dados.

Lula já vinha num movimento de ascensão desde que o governo adotou o discurso dos "ricos contra pobres" e da justiça tributária, que consiste em cobrar mais impostos daqueles que ganham mais. Esse tom passou a ser abraçado pelo presidente e por seus ministros após o governo entrar em embate com o Congresso, pelo aumento do IOF.

Agora, ministros de Lula veem o imbróglio sobre o tarifaço de Trump como mais uma ferramenta que tem ajudado a impulsionar o presidente em temas caros aos brasileiros, como a soberania nacional.

Para contragosto de Jair Bolsonaro e seus aliados, que seguem batendo cabeça como lidar com o tarifaço de Trump, integrantes do governo relataram que Lula tem se mostrado "muito animado" e que considera esse um ponto importante de retomada de sua liderança.

O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/bela-megale/post/2025/07/em-meio-a-tarifaco-de-trump-pesquisa-do-governo-mostra-retomada-de-aprovacao-de-lula-na-maioria-da-populacao.ghtml