Wilson Pedroso, consultor e cientista político, publica no Instagram a estratégia que utilizaria em campanha hipotética de Temer ao Planalto
Por Iander Porcella
O ex-presidente Michel Temer "viralizou" nas redes sociais ao ser mencionado em um post do consultor eleitoral Wilson Pedroso como possível candidato ao Palácio do Planalto em 2026. A publicação, no perfil do cientista político no Instagram, já teve 2,8 milhões de visualizações, 121 mil curtidas e 46 mil compartilhamentos.
"Faz cinco dias que as pessoas não param de me perguntar se serei candidato à presidência em 2026. E o motivo é a sua publicação", disse Temer a Pedroso, em ligação telefônica. O cientista político coordenou as campanhas de João Doria, Bruno Covas, Rodrigo Garcia e Pablo Marçal.
No post sobre Temer, Pedroso explica a estratégia que utilizaria caso fosse coordenador de uma campanha hipotética do emedebista nas eleições presidenciais no próximo ano. A publicação é uma "brincadeira" do consultor, que fez o mesmo tipo de publicação com outros políticos brasileiros.
"E detalhe, todo esse movimento é orgânico. Não faço impulsionamento das postagens", disse Pedroso. Até agora, Temer foi o único a viralizar. A publicação sobre o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por exemplo, teve 59 mil curtidas e 17,5 mil compartilhamentos, menos da metade do alcance do ex-presidente. Já o post que menciona o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teve 9,9 mil curtidas e 2,1 mil compartilhamentos.
Temer assumiu a presidência da República em 2016, após o impeachment da petista Dilma Rousseff, de quem era vice. Encerrou a passagem pelo Planalto em 2018, com pouca popularidade, sem ter concorrido nas eleições daquele ano. Desde então, surgiram diversas especulações sobre uma eventual candidatura.
Estadão
https://www.estadao.com.br/politica/coluna-do-estadao/michel-temer-viraliza-em-post-de-consultor-eleitoral-candidato-a-presidencia-em-2026/