Corinthians reserva oscila e cede empate à Portuguesa em volta ao Pacaembu

Livia Camillo

O time reserva do Corinthians empatou com a Portuguesa por 2 a 2 neste sábado (15), na Mercado Livre Arena Pacaembu, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

Jajá e Maceió marcaram os gols da Lusa, um em cada tempo.

Matheus Bidu e Talles Magno balançaram as redes para os visitantes, ambos nos 45 minutos finais.

Esse foi o retorno do Corinthians ao Pacaembu após seis anos. O estádio passou por uma grande reforma após privatização.

Classificado antecipadamente, o Timão cravou o 1° lugar do do Grupo A, com 26 pontos - o vice, Mirassol, não consegue alcançar o alvinegro.

A Portuguesa fica em segundo no Grupo B, com 10 pontos. O resultado é bom para o Santos, que pode entrar na zona de classificação da chave neste domingo (16), caso vença o Água Santa.

As equipes voltam a campo no meio de semana, mas por competições diferentes. O Timão visita a Universidad Central de Venezuela, em Caracas, pela pré-Libertadores, na próxima quarta-feira (19). Já a Lusa recebe o São Bernardo no Pacaembu, pela 11ª rodada do Paulistão, na quinta.

Como foi o jogo


O Corinthians quase não teve poderio ofensivo durante os primeiros 45 minutos, enquanto a Portuguesa criou as melhores oportunidades. A Lusa assustou em dois lances, inclusive com uma bola na trave, antes de abrir o placar com o Jajá, aos 38 minutos. A equipe alvinegra demorou para entrar no jogo e teve muita dificuldade na troca de passes.

Já na segunda etapa, o Timão retornou elétrico ao gramado, chegou a virar o palcar, mas cometeu erros defensivos e levou o empate. O Corinthians fez 1 a 1 antes dos 10 minutos, em boa jogada de Matheus Bidu. Talles Magno buscou o campo a todo momento e virou o placar de pênalti. No entanto, em nova bobeira da zaga, a equipe alvinegra sofreu o empate.

Gols e destaques


Donelli em cima do lance. Lucas Hipólito arriscou um chute rasteiro e cruzado da intermediária, com categoria. A bola passou por entre as pernas de dois adversários, assustando Donelli, que precisou se esticar todo para evitar o gol da Lusa.

No um contra um. Talles Magno recebeu lançamento na medida perto da meia-lua, gingou para cima do marcador e finalizou de perna esquerda por baixo. O goleiro defendeu em dois tempos.

Lusa assustou o Timão no contra-ataque. Talles fez bom lançamento para Renan Peixoto, que ganhou de Cacá na corrida pelo corredor direito. Peixoto finalizou rasteiro, no cantinho esquerdo, mas a bola foi para a linha de fundo. Donelli estava firme no lance.

Bola na trave! Jajá errou um domínio na intermediária, mas salvou o lance no toque seguinte, mandando de canhota uma finalização bem colocada. A bola subiu e explodiu na trave direita de Donelli, que sequer se mexeu.

De Talles para Romero. Talles abriu espaço pelo meio, entre dois marcadores, e enfiou para Romero na entrada da área. O camisa 11 dominou e ajeitou para bater no cantinho, mas colocou força demais no chute. A bola explodiu na placa de publicidade ao lado da trave direita de Rafael Santos.

Bidu deixa tudo igual no Pacaembu. Na volta do intervalo, o Timão estava elétrico e buscando o gol. Talles Magno recebeu de Igor Coronado entre as linhas de marcação da Portuguesa e deu ótimo passe em profundidade para o lado esquerdo da área. Com pouco ângulo, o lateral-esquerdo finalizou por baixo de Rafael Santos, que se posicionou mal, e empatou o jogo.

Talles vira para o Timão e dança. Talles Magno invadiu a área pela esquerda, pedalou para cima do xará, levou para o fundo e foi derrubado por carrinho do lateral da Portuguesa. O atacante chamou a responsabilidade e cobrou o pênalti. Rafael Santos nem saiu na foto. A comemoração foi com a tradicional dancinha.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 x 2 CORINTHIANS
Data e horário: 15 de fevereiro, às 18h30 (de Brasília)
Competição: 10ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitra: Daiane Muniz
Assistentes: Evandro de Melo Lima e Daniel Luis Marques
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Público: 17.087 pessoas
Renda: R$ 1.914.620,00
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Lucas Hipólito (POR); Cacá, Félix Torres (COR)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Jajá (38'/1ºT), Matheus Bidu (8'/2ºT), Talles Magno (19'/2ºT), Maceió (28'/2ºT)

PORTUGUESA: Rafael Santos, Talles, Gustavo Henrique (Hudson), Eduardo Biazus, Lucas Hipólito, Fernando Henrique, Tauã, Cristiano (Rildo), Jajá (Everton), Maceió (Pedro Henrique) e Renan Peixoto (Barba). Técnico: Cauan de Almeida.

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Mana (Jacaré), Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Ryan (Pedro Raul), Alex Santana (Bahia), Charles (Maycon) e Igor Coronado; Talles Magno (Héctor Hernández) e Romero. Técnico: Ramón Díaz.

Uol
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/02/15/portuguesa-x-corinthians-como-foi-o-jogo.htm